Revista D&A – Decoração e Arquitetura – Revista Digital

Novidades

Curta nossa fanpage
Foto: Celina Germer

VOCÊ SABE COMO ESCOLHER O SOFÁ IDEAL?

Vamos falar sobre sofás? Para a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura, ele representa a âncora dos espaços em que habita. O sofá costuma ser o móvel de maior tamanho do estar e do home theater, o que já fatora em relação à escolha da peça ideal. Além da aparência, é necessário pensar sempre no conforto – já que é nele que nos acomodamos para assistir um bom filme, ler um livro ao fim da tarde ou conversar com a família. Para ajudar àqueles que não sabem como fazer a escolha desse elemento tão importante, Karina dá dicas sobre a procura do sofá ideal:

 

  1. Pense bem sobre as necessidades da casa

Em termos gerais, a escolha do sofá gira em torno de uma questão: o estilo de vida do morador. Todas as variáveis que envolvem o móvel – tamanho, cor, tecido, tratamento e estilo – dependerão da maneira como se vive e como isso reflete nas necessidades da casa. “Todo sofá precisa ser confortável e adaptado à tarefa que desempenha”, aconselha Karina. Um home theater, por exemplo, pede por um modelo fofo que abrace o corpo de quem senta, com tecidos mais agradáveis ao toque. Enquanto isso, um sofá de sala de estar, ideal para bate-papos e períodos curtos de uso, pede por um modelo de estofado mais firme e permite uma gama maior de tecidos.

 

  1. Tire as medidas do espaço

O tamanho do sofá depende da medida do ambiente e da quantidade de pessoas que irá usá-lo. Sempre tire as medidas do espaço antes de comprar um sofá, pensando no espaço de circulação que mantém o ambiente funcional. O ideal é que existam, no mínimo, 70 cm reservados a esse propósito. “Se o morador está comprando online, vale desenhar as medidas do sofá em papelão e colocar no chão, pensando na acomodação do móvel no ambiente”, a arquiteta sugere.

As medidas também influenciam na maneira como o sofá será levado até o ambiente. Em apartamentos, modelos pequenos podem ser transportados no próprio elevador. Porém, dependendo de seu tamanho e das regras prediais, ele precisará ser içado. Um contorno para essa situação é apostar em sofás modulados.

 

  1. Veja os prós e contras dos revestimentos

Os tecidos de sofá podem ser naturais ou sintéticos. A principal motivação para escolha é a sensação do toque e a possibilidade de impregnação de sujeira. “Recomendo o tecido natural para estimular o conforto! Suede, camurça e couro tem toque suave, uma delícia para o home theater. Já os tecidos sintéticos, como courino e poliéster, indico principalmente para casas com pets e crianças”, diz Karina. Os sintéticos são mais práticos e fáceis de limpar, uma grande preocupação em um móvel desse tamanho. Para quem não abre mão dos tecidos naturais, uma opção é recorrer à impermeabilização.

 

  1. Na dúvida, aposte nos tons neutros

Gosto muito de sofás neutros. Cinza é uma tendência na qual aposto bastante, principalmente em casas com perfil bem contemporâneo ou urbano”, conta Karina. O uso desses tons também é vantajoso, pois evita que o morador se canse da cor do móvel.  Para iluminar o sofá, basta investir em belas almofadas e mantas, com a vantagem de que as cores sempre podem ser trocadas. Isso não significa que sofás coloridos sejam proibidos, principalmente no home theater, um espaço destinado à descontração. Como máxima, Karina sempre apoia a definição a partir dos gostos pessoais do morador, com criatividade e imaginação.

 

Sobre Karina Korn Arquitetura

O amor por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de 23 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil, quanto internacionalmente, com projetos reconhecidos em Tel Aviv e Miami. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Seu vasto portfólio conta com passagens em diversas edições da CASACOR, e mostras como a CAD Brasil, Artefacto e Favorita, além de ações sociais no Projeto Casa da Criança, contribuindo para a transformação de abrigos e creches infantis.

 

Prioriza sempre o excelente atendimento ao cliente junto à sua equipe multidisciplinar, do projeto ao acompanhamento das obras. Para ela, arquitetura e decoração são muito mais que projetar – significam realizar sonhos.

 

Karina Korn Arquitetura
Tel. (11) 98848-6858 / (11) 98849-9669
karinakorn@karinakorn.com.br
www.karinakorn.com.br

 

Fonte: Assessoria | dc33 Comunicação

Mais novidades