Revista D&A – Decoração e Arquitetura – Revista Digital

Novidades

Curta nossa fanpage
Foto: MCA Estudio

PROJETO EM SALVADOR TRAZ TOQUES VINTAGES E MUITAS OBRAS DE ARTES PARA SEUS AMBIENTES

Em meio à mistura de estilos, composição de quadros e decoração afetiva, este apartamento situado no Bairro da Graça, lugar residencial e clássico de Salvador, na Bahia, reflete os gostos de um casal admirador da arte em sua imensa variedade: o arquiteto Thiago Manarelli, sócio do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura, e o artista plástico Fábio Gatti. A dupla se dedicou na criação de um espaço que traduzisse a história e elementos naturais de suas respectivas terras natais: Thiago é paulista, já Fábio é do Paraná. Nesta mistura descompromissada da decoração, ainda há muitos detalhes da cultura baiana, terra do coração do casal, com elementos especiais que compõem cada cantinho da casa.

Com 200 m², o apartamento de base neutra, oferece destaque aos diversos pontos coloridos em móveis e objetos. Obras de artes decoram o imóvel e podem ser vistas em todos os cômodos. Com cores claras e elementos naturais – como o piso de madeira original da década de 50 – o apartamento tem o pé-direito alto e mantem as colunas à mostra, contando assim, a história da residência.

A planta da casa foi modificada respeitando os itens que definem as características originais do imóvel. Nas janelas, com marco de madeira original, foi acrescentado material de PVC para deixá-la mais resistente.  Manarelli, junto a sua sócia Ana Paula Guimarães no escritório Manarelli Guimarães Arquitetura, também criou um banheiro a mais e transformou um dos quartos em suíte de hóspede.

A grande sala de estar não recebe divisões e integra todos os ambientes sociais da casa. Além do som, também integrado para que todos possam compartilhar da mesma música, há um balcão onde foram colocadas rodinhas para dar mobilidade em ocasiões de festa e que também serve como divisão da sala com a cozinha. A área gourmet segue um estilo vintage com a mescla do romântico e industrial e forte presença de tons de rosa nos móveis.

No quarto do casal, os tons de cinza e bege entram em cena e contribuem para criar um ambiente aconchegante de descanso. Já o corredor, recebe uma grande exposição de obras de arte com iluminação pensada para favorecer as pinturas expostas na parede.

No projeto, também foi pensado um escritório individual para que o casal pudesse trabalhar em tranquilidade e com privacidade.

Todos os espaços da casa recebem itens decorativos que remetam as características e gostos do casal, como o espaço reservado aos objetos trazidos de viagens, presentes dados pelos amigos e familiares, uma parte da casa dedicada a itens de religião e um jardim interno. As almofadas também são objetos importantes da decoração, já que são itens colecionáveis adquiridos em viagens e presentes.

Além da iluminação técnica e o Pendente Globe, a escolha principal foi por uma luz indireta, proporcionada, principalmente, pela coleção de abajures do casal. Do mobiliário, destacam-se móveis como a cadeira de Vime Rainha, almofadas Tarsila, poltrona de couro Twiggy, luminária Margareth, estátua “Namorados” de Jenner Augusto, estampas de almofadas de Attilio Baschera e Gregorio Kramer. Além de todas essas referências artísticas, o apartamento conta também com trabalhos criados pelo próprio Fábio Gatti.

 

Sobre Manarelli Guimarães Arquitetura

Há 11 anos, os arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães comandam o escritório com sedes em São Paulo e Salvador. Como foco de trabalho, eles apostam na essência de viabilizar a arquitetura e a decoração dentro da personalidade e do modo de vida das pessoas. A linha inspiracional que compõe os ambientes carrega uma mistura equilibrada de cores, detalhes e imprime os diferentes estilos de vida dos clientes. Ela nasce dos encontros casuais de conceitos que se formam a partir dos improváveis.

Em mais de uma década de trajetória, atuam em diversos Estados Brasileiros e no exterior com projetos executados nos Estados Unidos e Portugal.

www.mgarquitetos.com

Instagram: @manarelliguimaraesarquitetura

Fonte: Assessoria | dc33 Comunicação

 

Mais novidades